Semana Especial de Postagem sobre as Eleições 2008

Essa é uma semana decisiva para todos os brasileiros que precisam decidir no próximo domingo o futuro de seus municípios, ou seja, aos cuidados de quem estarão as prefeituras espalhadas pelo país afora. Pensando nisso e com o objetivo de ajudá-los durante toda essa semana postarei um especial sobre a eleição com informações simples, todavia necessárias ao eleitor.

Para dar início a essa maratona de matérias sobre a eleição começo esclarecendo as funções que um prefeito deve cumprir durante o seu mandato de quatro anos.

Funções do prefeito:

Segundo consta ao prefeito cabe o papel de governar a cidade de forma ética e sem falcatruas, pelo menos é o que esperamos. Entre as várias obrigações que possui estão à limpeza urbana – ruas e locais públicos, como praças e parques, o zelo pelos hospitais municipais para que atendam a população de uma forma satisfatória e o cuidado com as escolas para que os pequenos tenham uma boa educação.

Como forma de arrecadar fundos para reger tais gastos ele possui o IPTU (Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana) e o IPVA (Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores), além do dinheiro enviado pelos impostos dos governos federal e estadual o que constitui o chamado Orçamento Municipal.

Mesmo sendo a principal figura política do município, não o governa sozinho, pois têm ao seu lado vereadores, funcionários públicos e secretários (escolhidos pelo próprio prefeito) que cuidam das áreas de saúde, obras públicas, esportes, etc.

0 comentários: