Debate presidencial norte-americano, opinião pessoal.

Ontem, tive o desprazer de me recostar no confortável sofá de minha sala para assistir ao segundo debate ao posto menos disputado do momento: o cargo de presidente do falido país Estados Unidos da América. Sinceramente, não pude suportar mais do que 25 minutos dos quais ouvi uma centena de absurdos largamente proferidos por ambos os candidados.
A gota d'água para que desligasse a televisão, no entanto, foi quando o mediador encaminhou a conversa para o tema de segurança nacional,ou seja, combate aos terrorismo. A partir daí o sangue me subiu a cabeça devido a colocações feitas por McCain de que o EUA é o pacificador mundial e por isso deve se envolver nos problemas dos demais países para levá-los a democracia - Pelo Amor de Deus!! Pacificador Mundial?? Foi demais para mim, gostaria, e muito, de saber o que significa o verbete pacificar para ele, pois não é isso que vejo no Afeganistão e Iraque onde a invasão orquestrada por seu partido e com seu apoio só implementou o caos e a destruição a essas nações.
Sem contar que o senador republicano, John McCain, ainda afirmou que a nação deve tratar aos demais países do continente americano com carinho, mas sempre usando o porrete quando preciso. O que me fez lembrar na hora da política do Big Stick ( O Grande Porrete), aquela que aprendemos na escola e que marcou o relacionamento estadounidense com os pobres países americanos. Pois é, ela voltou com o Bush e pelo que vi e ouvi se tornará mais intensa com McCAin que disse ser esta uma das saídas para solucionar os problemas de seu país.

Contudo, o queridinho Barack Obama não fica devendo em nada quando o assunto é guerrear e declarou que invadirá qualquer país que tentar intervir no crescimento americano, deixando implícito o desejo de começar uma guerra também. Enfim, ambos, Barack e Obama, são candidatos a algozes de milhares de vítimas inocentes no mundo sempre utilizando o pretexto de levá-los ao progresso e sem nunca perguntar se eles realmente o querem.
Ainda de acordo com pesquisas feitas pela CNN, o democrata Obama ganhou o debate com 54% das opiniões favoráveis a ele. Mas, sinceramente, depois de ontem à noite percebi com dó no peito que tanto faz McCain ou Obama, pois são farinha do mesmo saco de guerra.

0 comentários: