Morre um dos grandes personagens do escândalo "Watergate"

Figura bem conhecida de todos os profissionais de comunicação e aspirantes ao posto, Mark Felt, infelizmente, faleceu ontem. Este jovem senhor de 95 anos ficou conhecido mundialmente como "Garganta Profunda" pseudônimo usado para passar informações ao jornalista Bob Woodwards e Carl Bernstein que com sua série de reportagens conseguiram desvendar os mistérios do governo do presidente Richard Nixon no escândalo de "Watergate". Abaixo segue a matéria extraída do site Globo.com sobre o falecimento de Felt.

Morre Mark Felt, o 'Garganta Profunda' do caso Watergate
Ex-subdiretor do FBI tinha 95 anos.Ele foi um dos responsáveis pela queda do ex-presidente Richard Nixon.

Morreu nesta quinta-feira (18), aos 95 anos, o ex-subdiretor do FBI (Polícia Federal americana) Mark Felt, que entrou para a história dos Estados Unidos com o pseudônimo "Garganta Profunda", um dos principais responsáveis pela queda do ex-presidente Richard Nixon no escândalo de "Watergate".
Sua morte, em um centro de saúde nas proximidades de sua casa em Santa Rosa, na Califórnia, foi confirmada pela filha, Joan Felt, e por seu neto, Nick Jones, a vários meios de comunicação americanos, entre eles o jornal "The Washington Post".
Foi o "Washington Post" que publicou, em 1972 e 1973, as informações que o "Garganta Profunda" passava ao então repórter novato Bob Woodward, que, ao lado de seu colega Carl Bernstein, investigava o escândalo de escutas em escritórios em Washington do Partido Democrata durante a campanha eleitoral de 1972.
Com as informações de Felt, as matérias sobre o caso no "Washington Post" forçaram a renúncia de Richard Nixon, em 1974, em um fato sem precedentes no país.
A importância do "Garganta Profunda" no escândalo de "Watergate" foi conhecida quando Woodward e Bernstein lançaram, em 1974, o livro "Todos os Homens do Presidente", que foi transformado em filme em 1976.
A identidade de Felt era conhecida apenas por Woodward, que tinha prometido não revelar o segredo até sua morte.
No entanto, o próprio Felt, a pedido de sua filha Joan, se identificou como "Garganta Profunda" em 2005, em um longo artigo publicado pela revista "Vanity Fair".
A todos que puderem assistir recomendo o filme "Todos os homens do presidente" que conta em detalhes esta história.

2 comentários:

Rildo disse...

Monique vou lhe dar uma dica, por que vc é muito gata...
O garganta morreu ontem! Ontem de que ano, mes e data? Este post deve permanecer por um tempo na net e se nao tiver data, com certa precisão, a dúvida prevalece entende. Beijos lindona.

Rildo disse...
Este comentário foi removido pelo autor.