Grande Rio - Carnaval 2009


A Acadêmicos do Grande Rio chega a Marquês de Sapucaí falando francês. O enredo “Voila, Caxias! Para sempre Liberté, Egalité, Fraternité, Merci beaucoup, Brésil! Não tem de quê” é inspirado no ano da França em terras tupiniquins e promete importar todo o luxo e elegância da Europa diretamente para a avenida.

Em um clima de união entre os povos, a Grande Rio concentra suas energias no deslumbramento do estrangeiro pela flora e fauna local, além de desvendar as características francesas que herdamos. Comandada pelo carnavalesco Cahê Rodrigues, a escola trará os gostos, moda, gastronomia e arquitetura que caíram no gosto do brasileiro. Enfim, a tricolor de Duque de Caxias promete enlouquecer os jurados com muito glamour e uma riqueza de detalhes que encantaria até mesmo o monarca Luís XIV.

Letra do samba-enredo da Acadêmicos do Grande Rio
“Voila, Caxias! Para sempre Liberté, Egalité, Fraternité, Merci beaucoup, Brésil! Não tem de quê”
(para escutar o samba, basta clicar no título da postagem)
O Rei Sol bordado em ouro e a corte... A brilhar
‘Champagne’, um baile pra comemorar
Mistérios da Terra Brasilis vão se revelar
Navegando não imaginava encontrar
Ver tanta beleza seduzindo o meu olhar
Um grito tupinambá tocou meu coração
E foi saindo "à francesa" Villegagnon
Assim nascia São Sebastião
A força de um povo que revoltado se uniu
Cruzou fronteiras “movimentando” meu Brasil
Vem o anseio de alcançar liberdade
Meu lema é ‘égalité’, fraternidade
Eu vi nascer
Um novo dia florescer
Sonhei com as cores de Debret
Emoldurando o amanhecer
Me encantava!
Quando eu sentia seu perfume pelo ar
A Ouvidor era Paris a desfilar
O grande cabaré, na Cidade Luz
Sonho ou ilusão que me conduz
De um “passo” fiz um traço no compasso da paixão
É o vôo da evolução
Flores pra nação que sempre estendeu a mão
É festa, carnaval
É união
Minha alma é tricolor
O meu orgulho é minha bandeira. Oui, Voilá!
A Grande Rio balança
‘Le mon amour’ é a França
Vem brindar!

Autores do samba: Deré, Emerson Dias, Rafael Ribeiro e Mingau
Ficha técnica:
Cores: Vermelha, verde e branca
Símbolo: Coroa
Ordem do desfile: 2ª escola a desfilar no domingo
Previsão de desfile: Entre 22h05min e 22h20min
Enredo: “Voila, Caxias! Para sempre Liberté, Egalité, Fraternité, Merci beaucoup, Brésil! Não tem de quê”
Carnavalesco: Cahê Rodrigues
Intérprete: Wantuir
Mestre de Bateria: Mestre Odilon Costa
Rainha de bateria: Paola Oliveira

0 comentários: