Ana Paula Padrão - Blog voltando em grande estilo!


Após vários dias...quase meses, sinceramente perdi a conta, resolvi retomar o Jornalista de Opinião em grande estilo. Nada melhor para isso do que uma matéria realizada por mim durante o V Seminário ESSO-IETV com a conceituada jornalista e apresentadora, Ana Paula Padrão.


Ana Paula Padrão questiona as várias influências que atingem o jornalismo contemporâneo
Monique Andrade

O V Seminário ESSO-IETV de Telejornalismo, no dia 13 de junho, contou com a presença da jornalista e apresentadora do SBT, Ana Paula Padrão, para esclarecer o tema de sua reportagem “Trem da escravidão” exibida no programa “SBT - Realidades” e selecionada entre as finalistas do prêmio ESSO em 2007.

Em “Trem da escravidão”, a jornalista aborda o tema da carência de oportunidades de emprego na região entre o Maranhão e o Pará e, de acordo com a reportagem, grande parte dos que viajam no chamado “Trem da escravidão”, nome dado pelos populares da região, não conseguem atingir os seus anseios e terminam em minas de carvão, madeireiras ou fazendas em um trabalho análogo ao escravo. “Não é uma matéria de denúncia e sim de constatação”, afirma Ana Paula, já que o fato é conhecido em toda a região, mas o governo não se manifesta em prol dos explorados.

Durante a palestra, Ana Paula informou que os jornalistas do lugar tinham pouco poder diante da situação, uma vez que seu jornalismo sofria forte influência política e dos latifundiários da área. “O jornalismo perde credibilidade por estar pautado por agentes político, econômico e não éticos”, disse. Outro assunto muito comentado durante o Seminário foi à questão da câmara oculta e sua legalidade no trabalho jornalístico; tema este que também foi perguntado a apresentadora que sacramentou “Quando for para provar alguma situação à câmera oculta deve ser usada, caso contrário é totalmente desnecessária”.

0 comentários: