Um toque de Esporte: Campeonato Brasileiro


Um novo toque opinativo está sendo inaugurado hoje. Construído pelo jornalsita Aldevan Junior... Bem-vindos a Um toque de Esporte.

A 17ª rodada do mais emocionante Campeonato Brasileiro da era dos pontos corridos foi dos visitantes. Das 10 partidas, 6 foram vencidas por equipes que atuavam fora dos seus estádios. Dentre estes, destaque para as vitórias de Palmeiras, que conseguiu enfim entrar no G4; Cruzeiro que mostrou sua solidez perante um adversário cambaleante e Botafogo, que obteve a primeira vitória fora do Engenhão. Entre os mandantes, os destaques foram às goleadas de São Paulo e Goiás.

Corteses anfitriões
Aldevan Junior

No sábado, o Internacional deu início à série de vitórias dos visitantes com um convincente 2 a 1 diante de um Fluminense totalmente desfigurado em relação ao time vice campeão da Taça Libertadores da América. Nilmar foi o destaque da partida com dois gols, levando o Colorado à 9ª colocação. Somália descontou. E o tricolor carioca ficou em situação complicadíssima na tabela; é o penúltimo, com os mesmos pontos do lanterna Ipatinga, mas com melhor saldo de gol (menos ruim seria a expressão mais correta).

Em Recife, o Náutico recebeu o Figueirense e o time de Floripa não tomou conhecimento da equipe da casa; venceu por 2 a 1, dois de Rafael Coelho; Gilmar descontou. Com a vitória, o Figueira permaneceu na 10ª colocação. Já Timbu, vem em queda livre na tabela. A equipe, que já foi líder do campeonato, está a um ponto da zona de rebaixamento.

Já no domingo, coube ao Palmeiras dar continuidade à série, vencendo o lanterna Ipatinga no Vale do Aço por 2 a 1. Depois de reclamar de ter sido substituído e de ter sofrido duras críticas do técnico Wanderley Luxemburgo, o chileno Valdívia resolveu fazer o que sabe – jogar futebol, e muito – marcou os dois gols do alvi verde, levando a equipe ao 3º lugar.

No Maracanã, o cada vez mais fraco Flamengo recebeu o cada vez mais forte Cruzeiro. E a equipe mineira levou a melhor, 2 a 1. O estreante Vandinho abriu o placar para o rubro-negro, mas rapidamente a Raposa respondeu com gols do bom de bola Guilherme e de Rômulo, que voltou de empréstimo do futebol israelense. A partida teve uma imagem chocante; depois de uma disputa de bola no alto, o atacante do Flamengo Diego Tardelli caiu por cima do braço direito, fraturando-o. O jogador foi levado às pressas a uma clínica na zona norte do Rio. O Cruzeiro ficou na 2ª posição e o Fla caiu para 6º.

O Botafogo foi à Curitiba enfrentar o Atlético Paranaense e voltou com a sua primeira vitória fora de casa. Lúcio Flávio, Jorge Henrique e Túlio marcaram para o time da estrela solitária. A boa fase em que o time entrou após o técnico Ney Franco assumir já colocou a equipe em 8º lugar. E o Furacão amarga a condição de primeiro da zona de descenso.

No último ato da saga dos visitantes, o Coritiba foi à Santos e venceu por 3 a 1. Três gols do jovem e brilhante atacante Keirrison, com o também jovem e brilhante atacante Maikon Leite descontando para o Peixe. Depois de uma heróica vitória fora de casa contra o Internacional, o Santos voltou a sua triste realidade. E não consegue sair da zona de rebaixamento. Já o Coxa, com o resultado fora de casa, chegou à 7ª colocação.

No mais, duas goleadas de 4, um novo Galo e um líder cada vez mais líder

No sábado, o Goiás recebeu a Portuguesa e não tomou conhecimento da equipe do Canindé; 4 a 0, com gols de Júlio César (2), Iarley e Romerito. A goleada fez o time esmeraldino subir 5 posições, chegando à 13ª. Já a Lusa caiu duas, e está em 15º.
O São Paulo recebeu o fraco Vasco no domingo, na estréia do atacante André Lima, ex-Botafogo e Herta Berlin. E ele já chegou balançando as redes, marcando os dois primeiros gols do tricolor paulista. Rogério Ceni completou a goleada, com um de falta - o seu no ano nesta modalidade - e um de pênalti. O atual bi campeão nacional chegou à 4ª colocação. Os cruzmaltinos caíram para 14º.

No ano de seu centenário, o Atlético Mineiro, que sonhava com títulos, vive a realidade de brigar apenas por uma vaga na Sul americana do ano que vem. Depois da acachapante goleada de quarta-feira passada diante do Vasco, o Galo venceu de virada o Sport por 2 a 1 no Mineirão. Roger, ex-Ponte Preta, São Paulo, Palmeiras..., abriu o placar para o rubro-negro pernambucano. Marques e Gedeon marcaram os gols da virada. A equipe mineira é a 12ª colocada. Já o Sport, mesmo com a derrota, é o 10º.

E encerrando, o mais do que líder Grêmio venceu mais uma em seus domínios; 2 a 0 diante do bom Vitória, com gols de William Magrão e Reinaldo, continuando a dois pontos do Cruzeiro. O tricolor gaúcho só depende de si para terminar o primeiro turno na primeira colocação. O Vitória caiu duas posições e é o 5º.

Confira a classificação do campeonato clicando no link da matéria.

0 comentários: