O FATO: SÃO PAULO FUTEBOL CLUBE



A leviandade de um fanático torcedor pode ofuscar um fato principal num campeonato importante como o Brasileirão. E o fato do Brasileirão chama-se SÃO PAULO FUTEBOL CLUBE.

Leviandade é apenas julgar o tricolor paulista pelos reais erros de arbitragem que o favoreceram. Bater sempre na tecla de que o juiz favorece este ou aquele sempre desvia o foco de um bom trabalho. E no caso do São Paulo não é num um bom trabalho; é uma aula de como se jogar um campeonato de pontos corridos.

Exemplo em estrutura, com o excelente CT da Barra Funda, que possui talvez o melhor centro de recuperação de jogadores do mundo, o Reffis, o time do Morumbi já é um campeão neste aspecto. O dia em que a gestão de futebol chegar ao nível também de excelência, assim como a suas instalações, o São Paulo, certamente, será a referência no futebol da América do Sul roubando o posto do Boca Juniors da Argentina.

Apenas o fator infra-estrutura e boa gestão (boa gestão na medida do possível...) poderia explicar o sucesso do tricolor. Contudo, o assunto abordado é o Campeonato Brasileiro de 2008, que passou a ser o único torneio a ser disputado pelo time no ano, em vista da eliminação precoce na Taça Libertadores pelo Fluminense nas quartas-de-final. Era a única chance de conquista de título no ano, já que equipe estava em branco até o momento.

A eliminação na competição continental aconteceu no dia 21 de maio. O fato abalou muito a equipe, que custou a engrenar no Campeonato Brasileiro, que estava na segunda rodada e a campanha tricolor até o momento era uma derrota em casa para o Grêmio e um empate fora contra o Atlético-PR. Mas, na medida do possível, os resultados foram aparecendo, sem classificação desejada, entretanto, em vista do bom campeonato realizado por equipes como Flamengo, Cruzeiro, Grêmio, Vitória e Palmeiras.

O tricolor então continuou fazendo o seu campeonato de recuperação. Na 17ª rodada, o São Paulo goleou o Vasco por 4 a 0 no Morumbi e chegou pelo primeira vez ao G4. Mas saiu no início do returno, 20ª rodada, com outra para o Grêmio, só que desta vez no Olímpico. O Botafogo vinha de uma seqüência de vitórias maravilhosa e lhe roubou a vaga. Porém, foi depois desta rodada que Muricy Ramalho mostrou como se disputa um campeonato de pontos corridos.

Pois na 21ª rodada, o São Paulo venceu o Atlético-PR no Morumbi por 3 a 1. E desde esta partida, no dia 20 de agosto, o time não perdeu. Foram nove vitórias e cinco empates. Deixaram o São Paulo chegar. As equipes que disputavam o título não acompanharam a invencibilidade tricolor. Até que na 32ª rodada, o então líder Grêmio viu o São Paulo colado na sua traseira, com o mesmo número de pontos, perdendo no número de vitórias. E no domingo seguinte, o tricolor gaúcho tropeçou em casa contra o Figueirense e o tricolor paulista fez o dever de casa contra o Internacional. Resultado: São Paulo líder do campeonato.

E no sábado passado, venceu uma batalha duríssima contra a Portuguesa, mantendo a sua liderança/invencibilidade. Daqui para frente, o São Paulo enfrenta Figueirense e Fluminense em casa e Vasco e Goiás fora. Provavelmente, será tri-campeão nacional seguidamente, fato inédito na competição, conquistando o seu sexto título no total, mais do que merecidamente.

Portanto, como não enxergar o trabalho de um treinador cuja equipe está invicta há 14 jogos, tem uma jogada de bola parada mortal, com nove assistências do garçom Jorge Wagner e tem o melhor ataque do campeonato no momento? Por que ficar sempre procurando infundadas desculpas na arbitragem para explicar o sucesso tricolor? É chato ter o mesmo campeão sempre numa competição como o Brasileirão. Mas enquanto as equipes ao menos não copiarem o trabalho realizado no Morumbi e no CT da Barra Funda, o SPFC se perpetuará no cenário do futebol nacional.

OBS.: SIM, MURICY RAMALHO É UM GRANDE FATOR NO SUCESSO DO SÃO PAULO NO BRASILEIRÃO DE PONTOS CORRIDOS. MAS, CERTAMENTE, O FATO DE TER UM CENTRO DE EXCELÊNCIA PARA TREINAR OU DE TER OS SALÁRIOS EM DIA, POR EXEMPLO, FAZ COM O PROFISSIONAL EM QUESTÃO SE PREOCUPE APENAS COM O SEU TRABALHO. TALVEZ ESTEJA AÍ A CHAVE DO SUCESSO.

0 comentários: