"Liberdade, liberdade abre as asas sobre nós"

Dia 13 de maio: Dia da Abolição dos Escravos

No dia 13 de maio de 1988, a Princesa Isabel assinou um pedaço de papel que "mudou" por completo a vida de todos os escravos que viviam no Brasil. Esse documento entrou para a história, como Lei Áurea, e por meio desde a escravidão teve o seu "fim" oficial. Mas será mesmo que teve um fim? Será que essa data deve mesmo ser comemorada?

Creio que não e os motivos que me levam a essa conclusão são vastos... Primeiro porque chega a ser vergonhoso que tal ato indígno contra o ser humano tenha ocorrido em terras tupiniquins; segundo porque a lei em nada auxiliou o ex-escravo nessa fase de transição entre o ser escravo e o ser livre; terceiro porque ainda, nos dias de hoje, essa prática é exercida pelos senhores de terra; quarto porque tudo o que a Princesa Isabel conseguiu foi conduzí-los a pobreza e a desesperança, já que os entregou a própria sorte; quinto porque a decisão tomada não foi nenhum gesto caridoso, mas sim uma necessidade, já que afirmavam que o escravo era um empecilho ao crescimento do país e por aí vai...

Sei que o negro já conquistou muitos direitos, mas enquanto persistir esse ideal de raça branca e raça negra ainda haverá muito a ser feito. E não estou falando sobre o preconceito racial que existe, no Brasil, de forma mascarada. Estou pensando mesmo é na desigualdade social, educacional, salarial coisas que não atingem só os negros, mas todos os pobres dessa nação. Por fim, fico aguardando a assinatura de uma lei que extermine todas as desigualdes,.. Alguém se habilita a ser o nosso "Salvador da Pátria"?

0 comentários: