ESPECIAL: XIV Bienal do Livro do Rio

"Domingo de sol adivinha pra onde nós vamos..." Definitivamente, boa parte dos cariocas trocou a praia pela Bienal do Livro lotando os corredores num vai e vem alucinante. E eu, como uma amante dos livros, tratei de por uma roupa leve - condizente com os 34o que fazia -, peguei meu noivo pelo braço e me aventurei nos mais de 900 estantes.

A Bienal antes de ser uma opção barata para a compra de livros é uma oportunidade única de reunir autores, leitores e editoras em um só lugar. E o primeiro fim de semana dessa edição contou com a presença de feras, como: Zuenir Ventura, Meg Cabot, Mauricio de Souza e dos atores Tony Ramos, Matheus Nachtergaele, entre outros. De todas as atrações o que mais me encantou foi a quantidade de jovens e crianças. Cada com um livro nas mãos contrariando os pessimistas que afirmam que o livro está em fase de extinção. Felizmente, o que mais vi foram olhinhos encantados com o virar das páginas e que abertavam entre o peito o livro escolhido como um troféu.

Ju e Eu na Floresta de Livros

Outro ponto positivo do evento é o carisma dos atendentes que me auxiliaram por diversas vezes na busca por uma obra ou, em alguns casos, sugerindo um livro. O sorriso deles é, com certeza, um incertivo para se permanecer no lugar por mais tempo. Pena que não poderei mais retornar ao Rio Centro nesta edição, mas recomendo a todos que puderem a visita mesmo que com pouco dinheiro, já que é possível encontrar clássicos da literatura por apenas R$3,00.

Confira a programação de terça e quarta na Bienal:

CAFÉ LITERÁRIO:
DIA 15/09
*19 horas: " Nosso sistema nervoso é africano"
Alberto da Costa e Silva e Joel Rufino dos Santos - Mediadora Regina Zappa
DIA16/09
*19 horas: A imaginação do ficcionista e a construção da trama
Moacyr Scliar , Miguel Sanches Neto e Cintia Moscovich - Mediador Ítalo Moriconi

MULHER E PONTO:
DIA 15/09
*19h30min: Cadê o feminismo que estava aqui? Entre o preconceito e a renovação, o feminismo chega ao século 21
Valéria Meirelles e Carla Rodrigues - Mediadora Teresa Montero Ferreira
DIA 16/09
*19h30min: A Mulher Através da História - As personagens da literatura que fizeram história
Mary Del Priore e Claudia Lage - Mediadora Manya Millen

0 comentários: