Tropa de Elite 2 pegou geral


“Tropa de Elite/ Osso duro de roer/ Pega um pega geral/ Também vai pegar você...". Não é a toa que o filme nacional mais comentado da década tem essa letra como hino. Tropa de Elite ultrapassou os limites da sala de projeção e foi como um soco no estômago da sociedade brasileira. Levou para a grande tela assuntos polêmicos, como a relação entre polícia corrupta e bandidos, mauricinhos e drogas, crime e dependente químico. Enfim, não tinha como o "bicho não pegar"... E pegou tanto que mereceu repeteco: e que repeteco!

Ansiedade, responsabilidade e pressão; estes foram os ingredientes que temperaram três anos de espera entre o primeiro e o segundo longa. Mas, pelo visto, José Padilha e toda a direção técnica colocou tais sentimentos no saco e fizeram o improvável... Tropa de Elite 2 conseguiu superar em muitos aspectos o Tropa 1.

Deixando de lado a velha história de que continuações são sempre decepcionantes, o segundo filme dá um show de roteiro, fotografia, efeitos especiais, figuração, diálogos. Resumindo: Tropa 2 é perfeito! Padilha conseguiu, novamente, transformar o anti-herói, Capitão Nascimento, agora no posto de Coronel Nascimento, em um fiel guerreiro que luta sozinho contra um sistema perverso. A melhor coisa do filme é a reflexão que ele nos causa. Deixar de lado a questão da bandidagem e cair de cabeça no submundo das milícias e das eleições foi a melhor decisão que José Padilha e o roteirista Bráulio Mantovani tomaram, pois isto deu fôlego renovado a história.

No mais prefiro que vocês assistam ao filme e me relatem as suas experiências. A minha eu posso contar agora: foram duas horas e meia de nojo, vergonha, decepção e revolta. Não com o filme, mas com as atrocidades que ele corajosamente denuncia e com a total falta de caráter de nossos políticos. Gostaria ainda de avisar a quem não assitiu Tropa 2 que caso, no meio do filme, você reconheça entre os personagens algum deputado ou governador da vida real não se assuste. Apesar do longa ter um caráter quase documental, é apenas uma obra de ficção.

Ficha técnica:
Direção: José Padilha
Roteiro: Bráulio Mantovani
Elenco principal: Wagner Moura (Nascimento), Irandhir Santos (Fraga), André Ramiro (Mathias), Predo Van-Held (Rafael ), Maria Ribeiro (Rosane), Milhem Cortaz (Fábio),  Seu Jorge (Beirada)
Estreia: 8 de outubro de 2010
Para assistir ao trailer oficial do filme clique aqui

0 comentários: