Especial: Viagem para... Tiradentes (MG)

Rio, 16/01/15.

“Oh, Minas Gerais!
Oh Minas Gerais!
Quem te conhece não esquece jamais"

Fã de pão de queijo, goiabada cascão, torresmo e feijão tropeiro. Decidi junto com meu amado namorado Paulo que passaríamos o réveillon 2014/2015 nas Minas Gerais. Mais especificamente em Tiradentes (MG) uma cidadezinha tranquila, aconchegante e cheia de histórias para contar.

A piscina do Hotel Fazenda Pontal Tiradentes
Nós e a gerente do hotel, Cássia
Definido o destino, entramos no bom e velho Google e fomos em busca de um hotel/pousada/hostel para chamar de nosso. Entre as diversas opções, o Hotel Fazenda Pontal Tiradentes (www.hotelpontaldetiradentes.com.br/index.php) afastado do centro e perto da natureza nos chamou a atenção. O preço era bom, as fotos bonitas e para fechar o pacote - com direito a cinco dias de hospedagem e ceia de fim de ano - só faltava um telefonema. Ah mais aí o carisma mineiro fez um golaço e a simpatia da gerente Cássia nos conquistou.

Sim, recomendo o lugar a todos que visitarem a cidade. Os quartos são enormes, o colchão é mega confortável e o atendimento é ótimo. Cássia, Carla, Rafael e Cristiano – que decorou nossos nomes de primeira - foram perfeitos durante nossa estadia, assim como todos os demais funcionários. Ponto negativo: o café da manhã é farto e possivelmente eu tenha engordado um pouco.

Da pousada bem sinalizada ao longo da estrada para o centro da cidade são 15min de carro, R$25 de táxi ou R$3,50 de ônibus. Bem, o ônibus demora um pouco para passar e não tem conforto, mas nas férias tudo é válido.

A cidade  

Tiradentes é encantadora na medida certa, repleta de igrejas antigas e bons restaurantes. O clima é gostoso, mas o sol que parece fraco queima que é uma beleza. O calçamento todo em pé de moleque – uma espécie de pedra portuguesa só que maior e mais antiga – inviabiliza o uso de salto alto para as mulheres. Apenas sapatilhas, chinelos e tênis são permitidos. Por conta disso, descartamos o passeio de charrete que nos pareceu incomodo com tantos buracos na rua.

Calçamento de pé de moleque em Tiradentes
Indico aos próximos visitantes a visita a Igreja Matriz de Santo Antônio e sua bela vista, além do chafariz que depois de muito procurar encontramos. A busca nos rendeu inclusive o encontro com um risoto dos deuses e uma pasta divina em restaurante italiano.

Igreja Matriz de Santo Antônio
No Rio é Aniversário Guanabara. Em Tiradentes é Aniversário do Esquinão rsrs

O chafariz

Vista do alto da Igreja do Santíssimo
Para dar um pouco de emoção a viagem, Paulo e eu optamos por dois pacotes turísticos com a agência Uai Trip (www.uaitrip.com.br/). O primeiro: a Trilha do Carteiro super tranquila é realizada no meio do que restou da Mata Atlântica e tem belas paisagens, horas de sombra e plano e momentos de subida e sol a pino. Ah não posso esquecer da calçada dos escravos no meio do caminho! O percurso foi feito com a ajuda do guia Zulu – mega gente boa - e mais um visitante e o poço de água cristalina no final de tudo faz valer cada gota de suor deixada pelo caminho.

Nós e o Dalton, dono da Uai Trip
Pausa na trilha do carteiro para uma selfie
A Maria Fumaça rumo a São João Del Rei
Já o segundo passeio era quase obrigatório: o famoso trem Maria Fumaça com destino a cidade de São João Del Rei. O trajeto dura em média 40min e tudo é muito bem conservado. Na descida fizemos uma caminhada pelos principais pontos turísticos, como: Pelourinho, Igrejas variadas onde vimos obras do Aleijadinho, Museu do Tancredo Neves, rua das casas tortas, galerias de artistas locais e para fechar literalmente com chave de ouro fomos a uma mina de ouro da época dos escravos onde descemos 80m de profundidade.

Não posso deixar de contar que o Miranda, nosso guia, é uma verdadeira enciclopédia. Não deixou pergunta sem resposta e olha que foram muitas perguntas. Gostaria de agradecer também ao carinho de todos da Uai Trip: Dalton, Cris, Miranda e Zulu. Vocês tornaram nossa viagem ainda mais maravilhosa! J

Voltamos para casa, no domingo, repletos de causos mineiros – como eles gostam de conversar, gente!!!!!! - e saudades dessa terra que recebe tão bem os visitantes. Espero voltar um dia... 

E para os indecisos digo: “Façam as malas e partam em direção a Tiradentes, uai” ;) 

0 comentários: