Cine Al Dente: Um Crime Americano


Você deixaria seus filhos com um estranho?
Monique Andrade

Um Crime Americano (An Americam Crime) é ambientado em 1965, no estado de Indiana, Estados Unidos e reconta o assassinato brutal da jovem Sylvia Likens (Ellen Page de Juno). O delito ocorrido na casa de Gertrude Banisazewski (Catherine Keener de Capote) choca pelo alto grau de perversidade sofrido pela adolescente trancafiada em um porão e torturada até a morte.

Sylvia e sua irmã Jennie (Havley McFarland da série Gilmore Girls) são deixadas pelos pais – Lester (Nick Searcy de Pânico na Floresta 2) e Betty (Romy Rosemont de Amigas com Dinheiro) – na casa de Gertrude em virtude de uma viajem com o circo onde trabalham.O que inicialmente começa como uma experiência divertida para as garotas com o tempo se transfigura em medo e pavor. Gertrude que convence o pai das meninas a deixar as filhas sobre o seus cuidados, por uma boa quantia em dinheiro, é na verdade uma pessoa frágil física e mentalmente, abandonada pelo marido, com sete filhos e que luta, segundo ela mesma afirma, “para proteger seus filhos”.

Mas quem tem coragem de deixar os próprios filhos com alguém que acaba de conhecer? Esse é o questionamento abordado ao longo de Um Crime Americano, baseado na história real de Sylvia Likens. O filme conta o período de sua estadia na casa dos Banisazewski de forma cronológica – visando melhor compreensão dos espectadores, segundo o diretor Tommy O’Havera – o que conduz os espectadores a sentimentos semelhantes à de Sylvia e sua irmã:desespero e dor, muita dor.

Entre as atuações do longa, duas atrizes se destacam: a jovem Ellen Page, que emociona com sua interpretação serena e a veterana Catherine Keener que praticamente incorpora o espírito cruel da Gertrude. Catherine que inicialmente recusou o convite para viver a vilã ficou perfeita no papel, garantindo inclusive indicação ao Emmy Awardas de 2008, como melhor atriz.

Para os apreciadores de um bom drama, Um Crime Americano surpreende pela frieza de seus personagens e pela demonstração de que crianças podem ser bem malvadas e desumanas quando solicitadas. Enfim, aos que se emocionam com cenas fortes aconselho que fiquem, bem longe deste filme, pois as várias sessões de torturas sofridas por Sylvia e o drama psicológico enfrentado por sua irmã, Jennie geram mal-estar em mentes sensíveis.

Estréia no Brasil: 22 de agosto de 2008
Gênero: Drama
Duração do filme: 92 minutos


CRÉDITOS: UERJVIU

0 comentários: