O que é Natal?

Para alguns é a principal data comemorativa do ano, na medida em que representa o nascimento de Jesus. Mas... para a imensa maioria é apenas mais uma oportunidade de ganhar dinheiro seja com as caixinhas de natal espalhadas em todo canto, seja no comércio de roupas, sapatos e artigos de decoração. Tudo, cuidadosamente, planejado para transformar o Natal em uma data onde as pessoas se atiram as compras insanamente. E essa insanidade começa já na infância onde se aprende desde cedo que Natal é símbolo de presente e apenas vez ou outra alguém de fato lhe conta a verdade.

Para aqueles que ainda não tiveram curiosidade de ler a bíblia ou assistir um dos vários filmes religiosos existe uma passagem em que Jesus ao chegar ao templo e vê-lo tomado por negociantes os expulsa aos berros de que o lugar era uma casa de oração. Pois bem, fico pensando sobre o que ele acharia do nosso Natal, uma data que deveria servir para reunir os familiares ao redor da mesa e refletir sobre as ações realizadas durante o ano, se tornou a ocasião do ano em que todos presenteiam todos e só.

Na minha época de criança, as famílias costumavam rezar antes de se servir da ceia natalina, mas, infelizmente, nem isso há mais. Nem em minha casa, nem em lugar algum, pois as doze badaladas, atualmente, indicam apenas a hora exata de correr para a árvore e buscar seu presentinho.

Ainda, na última segunda-feira, percorri com minha mãe algumas lojas para concluirmos a lista de presentes e o tumulto, o empurra empurra e a “briga” pelos objetos em nada me lembrou o tal sentimento natalino que deve ter ficado no século passado.

0 comentários: