15 minutos e o desafio de espalhar ideias

Com a convicção de que palavras tem o poder de transformar o mundo, o movimento TEDx cresce no país

Palco do TEDxSudeste durante a apresentação de Christian Roças 
Há pouco mais de um ano, os brasileiros foram apresentados a um projeto inovador e colaborativo, onde o principal objetivo é ESPALHAR IDEIAS. Isso mesmo, um evento organizado por pessoas que dedicam meses, horas e noites de sono em prol do desejo coletivo de disseminar bons valores e despertar o melhor que há no ser humano: a vontade de ajudar o próximo.

A idéia, surgida na Califórnia, em 1984, ganhou o nome de TED (Technology, Entertainment and Design) e deveria ser uma conferência anual. No entanto, a dinâmica do evento - formado por uma série de palestras que duram de 5 a 15 minutos, em média - e a força das histórias relatadas conquistaram adeptos no mundo. Até abril de 2009, site contava com mais de 500 palestras disponíveis e mais de 50 milhões de acessos feito por pessoas de 150 países diferentes, incluindo o Brasil. 

Ao longo desses 27 anos de histórias, o movimento TED cresceu dando origem a quatro ações distintas: o TED Conference, o TED Talks, o TED Prize e o TEDx - programa de eventos locais, e organizados de forma independente. Todos destinados a difundir ideias nos quatro cantos da Terra como afirma a própria organização do evento.

“Acreditamos apaixonadamente no poder das ideias para mudar atitudes, vidas e, em última instância, o mundo”

Foi com essa vontade de mudar que, no dia 14 de novembro de 2009, o Auditório do Ibirapuera foi palco do primeiro evento TEDx em terras tupiniquins, o TEDxSãoPaulo. Com o tema “O que o Brasil tem a oferecer ao mundo hoje?” o público compartilhou conhecimento com 30 pensadores de diversas áreas, como o idealizador do projeto Nós do Morro, Guti Fraga; o diretor de Tecnologia e Sociedade da Escola de Direito da Fundação Getúlio Vargas e do Creative Commons Brasil, Ronaldo Lemos; a diretora de Projetos do Oi Futuro, Samara Werner e a apresentadora Regina Casé.

TEDx e Brasil: amor a primeira vista

O sucesso da equipe formada pelo host (responsável pela licença do evento) Hélder Araújo foi tanto que inspirou outros sonhadores a organizarem eventos TEDx no país. Com a cabeça a mil por hora, o hiperativo Leonardo Eloi se juntou a “um bando de doidos”, como eles se intitulam no site, e deram vida a segunda edição brasileira do evento em maio de 2010. “Nosso objetivo era mostrar para a sociedade que pessoas simples, comuns, podem fazer a diferença. Basta compartilhar as boas ideias para colocá-las em prática e causar a transformação”, explica Eloi.

Dessa vez, o cenário escolhido foi a cidade maravilhosa e o TEDxSudeste, com a temática “Colaborando para transformar”, levou ao delírio o público que lotou o Planetário do Rio com palestras como as da educadora e gerente geral de Educação da Fundação Roberto Marinho, Vilma Guimarães;  a  diretora executiva da empresa YDreams no Brasil, Karina Israel; o músico Marcelo Yuka; e o garoto Pedro Franceschi que aos 13 anos já era reconhecido como desenvolvedor de aplicativos para iPhone e iPod, tendo inclusive sido o primeiro hacker no Brasil a desbloquear o iPhone. 

Pimeiro encontro entre organizadores e voluntários do TEDx no Brasil

O mesmo Hélder que marcou história com o TEDxSãoPaulo se reinventou na produção do TEDxAmazônia,  que levou para o meio da selva 400 pessoas. A ideia era refletir sobre a questão “Qualidade de Vida para todas as espécies do planeta” contando com a presença de ambientalistas para discutir os rumos da sustentabilidade nacional.

"Paixão que Inspira", foi o mote da primeira edição brazuca do TEDx na região sul do Brasil. O TEDxPortoAlegre, realizado em novembro, transformou o amor pelo que se faz em combustível para aquecer os corações das mais de 600 pessoas que lotaram o Theatro de São Pedro. O host Felipe Figueiredo acredita que eventos como este precisam chegar a todo o país:

– Sempre pensei por que coisas legais só acontecem no Rio e em São Paulo? Desse questionamento, surgiu a ideia do TEDxPortoAlegre. Espero que mais pessoas se motivem a fazer e concretizar suas ideias a partir dele. No TEDxPoA, fizemos coisas consideradas impossíveis como abrir o Theatro São Pedro em um sábado. Coisa que nunca aconteceu desde sua fundação em 1858 – relembra.

Entre as muitas surpresas que o TEDxPortoAlegre apresentou a palestra do Papai Noel foi o destaque

Em um cenário dominado por hosts masculinos, a publicitária Ana Goelzer fez história ao se tornar a primeira mulher a organizar um TEDx no Brasil.  Em abril de 2011, ela e sua equipe brindaram o Rio Grande do Sul com mais um evento, o TEDxLaçador com o lema “Preparando as cidades para o futuro”:

– Nem tinha percebido, mas de fato fui a primeira. Antes de mim só tinham os guris. (risos) Queríamos fazer um evento que mostrasse projetos bacanas que estão sendo realizados. Durante todo o pré-evento, tínhamos a preocupação de reunir palestrantes que tivessem algo relevante para falar e que da união deles com a plateia surgisse outros projetos interessantes – diz Ana.

Um movimento conectado

Se você gostou de tudo que leu e deseja ingressar neste universo TEDx é mais fácil do que imagina. Existe a maneira tradicional, ou seja, acessando os sites dos eventos e a maneira colaborativa, se conectando com as equipes através das redes sociais. Twitter, Facebook e Blog, estes são os instrumentos de interação entre o público e os organizadores e palestrantes. Todos, sem exceção, são pessoas simples, hiper conectadas e que adoram compartilhar ideias.

Um exemplo disto, é o diretor de criação da MonkeyBusiness e host do TEDxCampos, Alexandre Franzolim que está 24 horas online:

– O TED possui como slogan ideias que merecem ser espalhadas, e as redes sociais possibilitam esta prática. A velocidade com que as informações trafegam é impressionante e o público que costuma comparecer aos eventos TED ou TEDx possuem algo em comum, que é a tecnologia. Todos possuem Twitter, Facebook e, principalmente, todos querem compartilhar experiências de vida. Durante o processo de organização, as pessoas realmente participam. Não apenas interagem com elogios, mas também questionam e sugerem – explica.

Após toda essa interação na web, o último passo para entrar no clube é participar de um TEDx. Para isto, é preciso se inscrever e torcer. Sim torcer, porque o público dos eventos é selecionado através de um conjunto de regras, como faixa etária, profissão, sexo e vontade de colaborar:

– Nossa intenção é juntar pessoas de diferentes idades e profissões para que a troca de ideias aconteça – declara Felipe Figueiredo.

Mas, caso você não seja selecionado como público pode tentar uma vaga como voluntário, aliás, todos os participantes são voluntários. E em último caso, o TEDx vai a sua casa por meio das transmissões ao vivo em que é possível participar em tempo real via redes sociais.

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