Cinema Al Dente Alternativo


Aos apreciadores do cinema alternativo, eu lhes presenteio com a minha crítica do filme Do outro lado que estreou no Brasil na última semana. Boa pipoca!!!

Uma verdadeira teia de relacionamentos interpessoais

Ótima opção para os apreciadores do cinema não convencional. O filme apresenta um bom e envolvente roteiro no qual uma série de encontros e desencontros serve de pano de fundo para recriar a turbulenta situação política vivida na Turquia às vésperas de ingressar na União européia.

Do outro lado
(Auf der Anderen Seite), é um filme que prioriza as diferenças entre as culturas alemã e turca através do enfoque em temáticas como as relações entre as pessoas, o amor e a morte. Ele é o segundo filme de uma trilogia denominada de Amor, Morte e Diabo, iniciada com Contra a Parede (Geg Die Wend), vencedor do Urso de Ouro no Festival de Cinema de Berlim, em 2004.

O longa se passa entre o território alemão e turco e narra à história do professor Nejat que se vê obrigado a cumprir o último desejo de Yeter, uma prostituta quarentona envolvida com seu pai, morta durante uma discussão.



Nejat, com o intuito de financiar os estudos da filha da prostituta viaja para Istambul. Quando chega ao seu destino, sua vida se entrelaça a de Lotte, uma estudante alemã que se encontra na cidade devido a um relacionamento amoroso com Ayten. Coincidências à parte, ela tenta a todo custo livrar a sua companheira da prisão devido a denuncias de que esta faria parte de um grupo contrário à entrada da Turquia na União Européia.

Ao longo de Do outro lado é possível perceber um renascimento de Nejat como indivíduo e uma reconstrução de seu papel na sociedade. Seu diretor,o jovem Faith Akin, cria as possibilidades dos encontros entre os personagens sem necessariamente realizá-los o que denota a película um tom realista. Além é claro, de um final surpreendente e sugestivo que foge por completo aos padrões americanos de cinema.

O filme chegou ao Brasil premiadíssimo, uma vez que conquistou o German Film Awards, prêmio máximo do cinema alemão e as indicações ao prêmio de melhor roteiro em Cannes, e ao César Awards na França.

CRÉDITOS: UERJVIU

0 comentários: