Obra Minha: Tema... Hidroginástica na terceira idade


Hidroginástica é uma aliada no combate a perda de equilíbrio.
"A hidroginástica, de forma geral, é uma boa atividade a ser praticada por idosos", concluem especialistas.
Monique Andrade

A Revista Brasileira de Geriatria e Gerontologia (vol.11; n° 2) da Uerj, em sua última edição datada de 19 de agosto de 2008, publicou um artigo que investiga o equilíbrio corporal de pessoas mais idosas. O estudo foi realizado por um sexteto de pesquisadores: Luana Mann, Julio Francisco Kleinpaul, Clarissa Stefani, Ângela Garcia Rossi, Luis Felipe Dias Lopes e Carlos Bolli Mota com o mesmo objetivo "comparar o equilíbrio corporal de idosos praticantes de hidroginástica ao de indivíduos adultos sedentários em diferentes bases de apoio, com a manipulação da visão".

O estudo contou com a participação de 35 voluntários – 5 homens e 30 mulheres – divididos entre 20 idosos com mais de 60 anos que praticam hidroginástica há pelo menos um ano com freqüência semanal de duas vezes, e 15 adultos a partir de 40 anos totalmente sedentários há um semestre. Os resultados da pesquisa provaram que a hidroginástica é eficaz no combate a perda do equilíbrio corporal comum entre os idosos. No entanto, o exercício não melhora a utilização do sistema visual.

"Comparando-se os grupos, não houve diferença estatisticamente significativa no equilíbrio nas três posições de bases de apoio - pésjuntos, pé na largura do quadril e pé direito com afastamento anterior - com e sem a utilização da informação visual, com exceção da variável amplitude do deslocamento do centro de pressão na direção médio-lateral, com os pés juntos e com os olhos abertos. Quando a informação visual foi manipulada, indivíduos de ambos os grupos apresentaram diferença estatisticamente significativa para a maioria das variáveis, destacando assim a importância da informação visual para idosos, mesmo estando-se fisicamente ativos", constatam.

O estudo tenta ainda explicar o conceito de desequilíbrio corporal, como sendo resultante da adaptação do corpo a uma nova fase da vida. "Manter o equilíbrio corporal requer a interação de uma série de informações provenientes de três sistemas: o vestibular - sensível às acelerações lineares e angulares; o somatossensorial - composto por vários receptores que percebem a posição e a velocidade de todos os segmentos corporais, seu contato com objetos externos, inclusive o chão, a orientação da gravidade e o visual mais sensível ao envelhecimento, uma vez que o atinge diretamente, diminuindo a percepção de profundidade", esclarece o artigo.

O equilíbrio que para os mais jovens é normal torna-se com o passar do tempo um grande problema aos mais velhos. "Diminuição na qualidade de vida, prejuízo na realização das atividades da vida diária, o aumento dos gastos públicos decorrentes de elevados índices de quedas e de fraturas" são alguns dos problemas que atormentam os idosos e os governos, segundo o artigo. Nesse sentido, ele sugere a prática de esportes e a hidroginástica como agentes catalisadores na busca de uma melhoria na qualidade de vida na terceira idade.

CRÉDITOS:AGENC

0 comentários: