Como você homenageia seus mortos?

Alguns choram, outros ascendem vela, tem gente que reza. Mas, nos EUA encontraram uma maneira bem americana de homenagear as vítimas do atentado terrorista ao World Trade Center. Construíram o navio de guerra USS New York.

Mas peraí... Um navio de guerra? Para homenagem os mortos? Mas um navio de guerra não produz mais mortes? Bem, na terra do Tio Sam contanto que os mortos não sejam estadunidense está valendo. O navio, construído nos estaleiros da Louisiana, contém 7,5 toneladas de provenientes das Torres Gêmeas e deve ser usado em operações especiais contra terroristas.

De acordo com reportagens saídas no último dia 2, a homenagem foi recebida com alegria pelos parentes das vítimas do atentado, ocorrido em 11 de setembro de 2001, que vitimou aproximadamente 3 mil pessoas. Entre as declarações que li duas, em especial, me chamaram a atenção a da americana Nancy Cinei, dada à AFP, "Meu filho Michael morreu no 11 de setembro. Ele era bombeiro com apenas nove semanas de atividade. Saber que o World Trade Center é parte do USS New York significa muito para mim" e a de Brian Dunwoody, membro da polícia da autoridade portuária de Nova York e Nova Jersey, que declara “Meu departamento perdeu 37 policiais naquele dia. O fato de terem construído este navio de guerra com o aço das torres é uma boa forma de recordar as pessoas que perdemos naquele dia".


“é uma boa forma de recordar as pessoas”, será mesmo? Sinceramente, não vejo como. Talvez seja pelo fato de viver em um país sem tradição de guerra onde os problemas se resolvem com uma boa pizza. Ah! Sabe qual é o lema do navio? “Never forget” (Nunca esqueceremos), forte, né?!

0 comentários: