Já pensou em jogar futebol americano?

A Agência Uerj de Notícias Científicas entrevistou o idealizador da proposta na Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Eduardo Cavadas. Quem sabe após ler a matéria, vocês se animam a praticar este ou outro esporte?

Alunos da Uerj montam time de futebol americano universitário
Grupo já busca meio de conseguir verbas para melhorar desempenho
Aldevan Junior e Juliana Gonçalves

O futebol americano não é um esporte dos mais populares no Brasil, mas aos poucos parece estar ganhando seu espaço. De acordo com matéria publicada pelo Globoesporte.com, em 19 de julho deste ano, a modalidade começou a ser praticada no Rio de Janeiro nos anos 1980 e o estado tem dez times filiados à Associação de Futebol Americano do Brasil (AFAB). Possui também, já há uma década, a competição estadual de maior destaque do país – o Carioca Bowl – disputada na areia. No embalo da tradição carioca, alguns estudantes da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) estão montando uma equipe universitária.

O idealizador do time, Eduardo Cavadas (graduando de física), contou que a idéia de montar um time na Uerj surgiu em maio deste ano, após a notícia de que aconteceria o primeiro campeonato brasileiro de na grama – até então o esporte era praticado somente nas areias das praias. “Eu vi que a realidade está mudando, estamos saindo do amadorismo. As pessoas estão jogando com os equipamentos corretos e então pensei: por que não um time na Uerj? Então, logo criei uma comunidade no Orkut visando divulgar essa idéia”. Entretanto, a divulgação na Internet não surtiu muito efeito e ele mudou de estratégia, como explica: “há pouco mais de um mês, espalhamos 30 cartazes pelos corredores da Uerj. Com isso, em menos de três semanas conseguimos 30 jogadores, nosso objetivo é ter 50”.

O time conta com o auxílio do Instituto de Educação Física: “temos o apoio integral do Instituto. Liberaram o campo toda quarta feira a partir das 15 horas para treinarmos. A Direção apenas pediu que houvesse o acompanhamento de algum profissional de educação física e alguns alunos deles nos ajudam com a parte do condicionamento físico dos jogadores”, diz Eduardo. Segundo ele, o projeto foi apresentado a Sub-reitora de Graduação e a intenção é torná-lo um projeto de extensão do Instituto de Educação Física e, assim, ganhar um aparato técnico.

A equipe conta com iniciantes, que estão aprendendo a jogar na Uerj. Este é o caso de Diego Lopes, que também é aluno do Instituto de Física. Ele começou a praticar o esporte no segundo semestre deste ano: “joguei uma vez na praia, gostei e comecei a ir aos treinos. Depois soube do time da Uerj e então me interessei”. Outros, já conhecem o esporte há algum tempo, como o estudante de Direito, Erick Paixão, praticante do esporte há um ano: “comecei a me interessar pelo futebol americano há quatro anos, meu primeiro contato foi através de vídeogame. Passei a assistir pela TV e fui aprendendo as regras. Hoje, estou na equipe da Uerj e disputo o Carioca Bowl pelo time Copacabana Sharks”, afirma.

Os jogadores têm a expectativa que o time possa jogar com as outras equipes do estado, mas sabem das dificuldades. “Podemos nos tornar um time amador, pois para sermos profissionais é necessário ter muita verba. Mas se disputarmos com outras equipes do Rio e conseguirmos um bom desempenho já vai ser muito bom”, declara Erick.

1 comentários:

Anônimo disse...

E em São Paulo: Spartans Football

FLAG: Masculino e Feminino
FA: Masculino

Site: www.spartans.com.br

Twitter: https://twitter.com/spartans_fa

Fan page: https://www.facebook.com/spartansfa

Flickr: http://www.flickr.com/photos/spartansfootball